A cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo, com uma variedade impressionante de sabores. Stout, lager, IPA, cerveja de trigo - parece que todo mundo pode encontrar uma variedade que lhe agrade. No entanto, em um futuro não muito distante, a humanidade corre o risco de perder seu álcool favorito em sua forma usual. O problema é o aquecimento global. Há muito tempo, os cientistas vêm soando o alarme e alertando que o aumento das temperaturas está afetando várias áreas da economia. 

O setor cervejeiro, que depende diretamente da qualidade e da quantidade de uma série de culturas, não é exceção. De acordo com os especialistas, em um cenário de mudança climática, os preços da cerveja podem aumentar e seu sabor pode mudar significativamente. O setor está tentando resolver o problema investindo muito dinheiro para encontrar respostas, mas mesmo isso não garante a segurança da bebida no futuro. 

No entanto, devido ao clima quente e seco, o teor de ácido alfa do lúpulo está caindo. A deterioração da qualidade da safra de lúpulo já é perceptível, e estudos mostram que, nos próximos 30 anos, o teor de ácido alfa cairá em mais 20% a 31%. Ao mesmo tempo, o aquecimento global só está ganhando força, portanto, não se espera que a situação melhore.