Noite Oficial dos OVNIs
Em uma noite de maio de 1986, 21 OVNIs invadiram o espaço aéreo do Brasil e mudaram para sempre a relação do país com eventos extraterrestres
19 de maio de 1986, 19:30h. Objetos voadores desconhecidos eram observados nas proximidades do Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Era apenas o início da sequência de eventos que ficou conhecida como "Noite Oficial dos OVNIs", uma das ocorrências ufológicas mais espetáculares já registradas mundialmente e a mais importante da história do Brasil.
Avistamentos
Às 20h, radares de São Paulo e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), em Brasília, confirmavam a presença de objetos não identificados no espaço aéreo da cidade. Ainda não haviam motivos para preocupação, mas uma observação mais próxima já se fazia necessária. As 21h, o comandante Alcir Pereira da Silva, que co-pilotava um avião Xingu pela rota Brasília - São José dos Campos, recebeu uma comunicação do CINDACTA para observar as figuras detectadas pelos radares.
Com os relatos preocupantes, a Força Aérea Brasileira decidiu intervir. Às 22:23h, um caça F-5 pilotado pelo tenente Kleber Caldas Marinho, decola em direção a São José dos Campos. Às 22:45h, radares de Anapolis, em Goiás, também detectam objetos voadores não identificados. Dois aviões Mirage são liberados pela FAB para investigar a área. Às 23:15h, o tenente Kleber faz contato visual com os objetos de luz e inicia uma perseguição. Às 23:17h, o F-5 do capitão Marcio Brisola Jordão levanta voo, seguido por mais um Mirage. O despareciemnto dos OVNIs é reportado já na madrugada do dia 20, após as aeronaves terem sido chamadas de volta à base.
Durante todo esse periodo, diversos registros de OVNIs foram feitos pela população. Pontos brilhantes, com aparência semelhante da descrita pelos militares, foram filmados e fotografados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás. A Força Aérea Brasileira sabia que seria díficl esconder o caso e decidiu realizar uma coletiva de imprensa.
Organizada pelo então ministro da aéronautica, o brigadeiro Otávio Júlio Moreira Filho, a coletiva de imprensa realizada na tarde de 20 de maio de 1986 é o que torna a "Noite Oficial dos OVNIs" uma ocorrência tão importante. Nunca antes um evento ufológico havia sido tão abertamente discutido por uma organização governamental.
Fonte: R7
- Art
- Causes
- Crafts
- Dance
- Drinks
- Film
- Fitness
- Food
- الألعاب
- Gardening
- Health
- الرئيسية
- Literature
- Music
- Networking
- أخرى
- Party
- Religion
- Shopping
- Sports
- Theater
- Wellness